e Qualihosp

Acesso a área dos certificados



Conferência Internacional:
“Modelos de Gestão e Inovação em Saúde” 


Gestão e Inovação são duas ideias e desafios que mais do que correm juntos, sobretudo no cenário mundial atual. Muitos acreditam que a boa gestão seria a grande saída para boa parte dos problemas da saúde. Passados tantos anos de incessantes esforços de profissionalização e melhoria da gestão, os sistemas de saúde enfrentam hoje antigos e novos problemas, muitos dos quais ainda sem solução.  Inovar não é a solução, mas constitui pré-requisito fundamental para uma nova era na saúde.


O objetivo desta conferência é apresentar os diferentes modelos de inovação em saúde e de sua gestão, o que é feito hoje na Europa, Estados Unidos e América Latina, apontar novos caminhos para o que hoje vivemos em nosso meio.

 


 


Mesa Redonda:
  “Inovação para Melhoria da Qualidade”


A melhoria da qualidade e segurança assistencial são necessidades e demandas presentes na pauta de praticamente todas as discussões sobre serviços e sistemas de saúde do mundo nas últimas décadas. Apesar das várias iniciativas existentes, não se pode falar em que tais preocupações estejam presentes em todos os serviços de saúde. Novas estratégias se fazem necessárias para que a melhoria da qualidade seja substancial, perene e que atinja a maior parte dos sistemas. Assim sendo inovar se torna imprescindível para assegurar a consolidação das boas práticas de melhoria da qualidade na saúde.

 


Esta mesa tem por objetivo discutir o papel da inovação e incorporação de novas tecnologias neste contexto, identificando tendências e   soluções já utilizadas, bem como os desafios para sua adoção.

 


 


Mesa Redonda: “Empreendedorismo Social na área da Saúde”


Os desafios dos serviços e sistemas de saúde de garantia de acesso, qualidade, segurança assistencial, sustentabilidade econômica e financeira dados os crescentes custos da saúde, podem ser encarados como oportunidades para busca de soluções inovadoras capazes de enfrentá-los. Neste contexto, o empreendedorismo social na área da saúde está se tornando uma necessidade, apesar das inúmeras barreiras existentes.


Esta mesa tem por objetivo discutir tais barreiras e alguns meios de superá-las, como incentivar tais ações e aproximar os setores público e privado a trabalharem conjuntamente em prol destas soluções.

 


 


Mesa Redonda:
“Como Disseminar conhecimento e prática sobre inovação?” 


Diferentes possibilidades de inovação, alguns exemplos distantes e outros mais próximos foram apresentados e discutidos ao longo do dia.  Neste último momento o foco será no como transformar o conhecimento sobre inovação em saúde na prática diária nos nossos serviços de saúde, como disseminar o conhecimento acumulado, como inovar de modo contínuo...

 

 

 

APOIO INSTITUCIONAL

 

 
Usina da Criação