e Qualihosp

Acesso a área dos certificados


Comissão Científica 2017 - 2018


A Comissão Científica do 
QualiHosp é composta por representantes de instituições públicas e privadas, com vistas a excelência acadêmica e representatividade do setor.


ANA TEREZA DA SLVA PEREIRA CAMARGO
Centro Brasileiro de Estudos De Saúde-CEBES
Médica graduada pela UNI-RIO(1973).Fez residência médica em Medicina Social -UERJ mestrado em Saúde Coletiva pela Instituto Medicina Social - UERJ (1980).Doutorado em 2009 no IMS-UERJ. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Políticas, Planejamento e Administração em Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas e administração em saúde, políticas de saúde, serviços de saúde e atenção à saúde. Aposentada do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional de Câncer e Diretora Administrativa do CEBES - Centro Brasileiro de Estudos em Saúde.


CARLOS VITAL TAVARES CORRÊA LIMA
Conselho Federal de Medicina - CFM
Médico Clínico e Médico do Trabalho. Ex-presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de Pernambuco. Presidente do Conselho Federal de Medicina. Vice-Presidente da Comunidade Médica de Lingua Portuguesa (CMLP). Diretor da IAMRA (Associação Internacional de Entidades Reguladoras de Medicina). Membro titular da Academia Pernambucana de Medicina.


CLARA SETTE WHITAKER FERREIRA
Graduada em Medicina pela Universidade de Paris – Sud (1984) com diploma revalidado pela Faculdade de Medicina da PUC de Sorocaba. Residência em Medicina Preventiva na Santa Casa de São Paulo (1989), Mestrado em Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2000), Especialista em Gestão da Atenção à Saúde pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Sírio Libanês / Fundação Dom Cabral (2007). Atua como docente nos cursos de pós-graduação em Gestão em Saúde no Instituto de Ensino e Pesquisa Sírio Libanês. Atuou como docente no Curso de Gestão em Saúde In-company FGV no ICESP em 2013. Consultora do Ministério da Saúde nos programas QualiSUS e política Nacional de Humanização de 2005 a 2012. Experiência profissional como gestora em diversas instituições públicas, desde 1989: Prefeitura de Santos (gestora de Pronto Socorro e Unidade Básica) na Prefeitura de Santos, Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (Central de Vagas),  Instituto Central do Hospital das Clínicas da USP (SAME), Hospital Menino Jesus (assistente técnica).


CLAUDIA AFFONSO SILVA ARAUJO
Escola de Negócios da UFRJ - COPPEAD
Professora Adjunta do COPPEAD/UFRJ. Coordenadora do Centro de Estudos em Gestão de Serviços de Saúde (CESS/COPPEAD/UFRJ) e Chefe da Área de Operações, Tecnologia e Logística do COPPEAD/UFRJ. Doutora em Administração pelo COPPEAD/UFRJ onde também obteve o título de Mestre em Administração. Bacharel em Economia pela PUC/RJ. Atuou como professora visitante e pesquisadora junto à Robert H. Smith School of Business, da University of Maryland, USA. Professora, desde 1995, das áreas de Marketing e Operações de Serviços. Foi consultora do Ministério da Educação e Cultura onde atuou como membro da Comissão de Especialistas do Curso de Administração de Empresas. Foi pesquisadora do Departamento de Economia da PUC/RJ e do Centro de Estudos e Pesquisas em Seguros - CEPS/UFRJ. Tem participado de Congressos e Conferências no Brasil e no exterior, assim como realizado trabalhos de consultoria e pesquisa em diversas empresas do setor de saúde. 


CLAUDIA XAVIER SOARES
Conselho Regional De Fonoaudiologia 2ª Região/SP
Doutora em Neurociências e Comportamento/USP, Especialista em Motricidade Orofacial. Fonoaudióloga graduada na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Brasil). Chefe da Equipe de Fonoaudiologia Infantil do Hospital e Maternidade Santa Helena - UNIMED Paulistana de 2011 a 2015. Atua no Hospital Ipiranga na Equipe Neonatal desde 2016, é Coordenadora e professora de Cursos de Pós-graduação na área de Fonoaudiologia no período Neonatal e Disfagia Infantil do Núcleo de Estudos Claudia Xavier. Professora do vários Cursos de Pós-graduação na área de Fonoaudiologia Hospitalar em várias cidades do pais.

 

DAISY MARIA RIZATTO TRONCHIN
Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo – EE-USP

Possui Graduação em Enfermagem pela Universidade do Sagrado Coração de Bauru (1979), Habilitação em Enfermagem Obstétrica pela Universidade Federal de São Paulo (1980), Especialização em Administração Hospitalar e Serviços de Saúde pela Faculdade de Higiene e Saúde Pública da USP (1988), Mestrado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem-USP (1999) e Doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem-USP (2003), Livre-Docência pela Escola de Enfermagem da USP (2011) e Pós-Doutorado no Instituto Avedis Donabedian, Universidade Autônoma de Barcelona (2014). Atualmente é professora associada da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, Departamento de Orientação Profissional. Tem experiência na área de Enfermagem com ênfase em Administração Em Enfermagem, Qualidade e Avaliação de Serviços de Saúde. É pesquisadora e líder do Grupo de Pesquisa Qualidade e Avaliação de Serviços de Saúde e de Enfermagem, cadastrado no CNPq.

 

DARIO FORTES FERREIRA
Hospital Samaritano de São Paulo

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (1982). Residência Médica em Clínica Médica e Cardiologia pela Universidade Federal de São Paulo, 1985. Chefe do Comitê de Emergência Cardiovascular da Fundação Interamericana do Coração de 2003 a 2005. Atualmente é coordenador clínico do Hospital São Luiz - Morumbi. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Medicina de Emergência e Cardilogia com subespecialização em Eletrofisiologia Clínica, de de Gestão na área de saúde com ênfase em gerenciamento de risco e segurança do paciente, Atua principalmente gestão médica, gerenciamento de risco e segurança do paciente. Dedica-se atualmente ao estudo de gestão de risco e segurança do paciente em hospitais.

 

DIOGO PENHA SOARES
Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA

Graduado em Enfermagem e Obstetrícia – UnB; Especialista em Educação e Promoção da Saúde – UnB; Especialista em Vigilância Sanitária – Fiocruz; Mestre em Medicina Interna e Terapâutica – Unifesp. Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária na Anvisa e Gerente-Geral de Tecnologias em Serviços de Saúde/Anvisa. Foi Diretor-Adjunto de Controle e Monitoramento/Anvisa; Assessor do Superintendente de Fiscalização, Controle e Monitoramento/Anvisa. 

 

EDUARDO LOEBEL
Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia – FAGEN/UFU

Graduação em Administração de empresas pela UNIFIEO (1977), especialista em Administração pelo CEAG - EAESP-FGV, Mestre em Administração de Empresas pela EAESP-FGV e doutor em Ciências Sociais (Sociologia) pela PUC-SP.

 

ERIKA BOMER CAGLIARI
Hospital da Criança de Brasília José Alencar

Enfermeira graduada pela PUC-Campinas e com especialização em Qualidade e Sistemas de Acreditação, tem pós-MBA em Gestão em Saúde pela Fundação Getulio Vargas. Realizou trabalhos de consultoria de gestão em saúde vinculados ao processo de acreditação hospitalar, como avaliadora dos Sistemas de Acreditação Brasileiro e Canadense. Antes de assumir a Diretoria de Estratégia e Inovação, esteve à frente do Núcleo de Estratégia e Inovação, Assesoria da Qualidade.

 

FLORENTINO DE ARAÚJO CARDOSO FILHO
Associação Médica Brasileira - AMB 

Médico formado pela Universidade Federal do Caerá - UFC Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital de Ipanema (RJ) e em Oncologia Cirúrgica (Instituto Nacional do Câncer, RJ) Mestrado em Cirurgia pela Faculdade de Medicina da UFC Especialização em Economia da Saúde pela Universidade Estadual do Ceará Superintendente dos Hospitais Universitários da Universidade Federal do Ceará - UFC de 01/2010 a 01/2014 Presidente da Associação Médica Brasileira (AMB).

 

FRANCISCO ROBERTO BALESTRIN ANDRADE
Associação Nacional de Hospitais Privados - Anahp 

Presidente do Conselho de Administração da ANAHP – Associação Nacional de Hospitais Privados. Membro do Conselho e Presidente Eleito da Associação Mundial de Hospitais (IHF International Hospital Federation). Vice-Presidente Executivo e Diretor Médico Corporativo do Grupo VITA. Membro do Conselho de Administração do Instituto Coalizão Saúde – ICOS. Presidente do Conselho de Administração do Colégio Brasileiro de Executivos da Saúde – CBEXs. Coordenador Adjunto do Comitê da Cadeia Produtiva da Bioindústria – BIOBRASIL da FIESP. Graduado em medicina. Residência médicaem Administração em Saúdeno Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Especialistaem Saúde Públicapela Faculdade de Saúde Pública da USP. Especialista em Administração Hospitalar pelo PROAHSA, da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (FGV). MBA em Gestão de Planos de Saúde. Título de especialista em Administração em Saúde pela Associação Médica Brasileira – AMB. 

 

GEORGES YVES RENÉ MAGUEREZ
GVsaúde

Georges Maguerez é médico formado em gestão da qualidade nos Estados Unidos. Foi responsável pelos programas nacionais de melhoria da qualidade na Agência Nacional para o Desenvolvimento da Avaliação Médica na França. Atualmente Georges dá sequência às suas atividades em torno da melhoria contínua da qualidade no Brasil e na África, trabalhando como consultor. Georges desenvolveu cerca de 150 projetos de melhoria rápida da qualidade e utilizou em todos eles  uma abordagem inovadora de melhoria da qualidade.


HELENA BARRETO DOS SANTOS
Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Médica, especialização em Clínica Médica (HCPA) e Terapia Intensiva (AMIB), Doutorado em Epidemiologia (UFRGS), coordenadora do Programa de Qualidade e Informação em Saúde do HCPA desde 2012.

 

HENRY DE HOLANDA CAMPOS
Universidade Federal do Ceará

Professor Titular de Clínica Médica; Reitor da Universidade Federal do Ceará; Mestre e Doutor em Nefrologia; Pós-Doutorado em Imunologia de Transplantes; Fellowship em Educação Médica; Coordenador do Programa de Desenvolvimento para as profissões da Saúde – Instituto FAIMER-Brasil.


KELLER DE MARTINI
Conselho Regional de Odontologia de São Paulo - CROSP

Periodontista. Cirurgião Dentista. Diretor do Instituto De Martini de Odontologia Hospitalar, Palestrante em todo o Brasil sobre Odontologia na UTI. Coordenador do curso de Habilitação em odontologia Intensiva no Hospital Porto Dias-Belém Pará. Coordenador do Curso de Habilitação em Odontologia Intensiva - Hospital São Francisco de Assis-Tupã. Presidente da Câmara Técnica de Odontologia Hospitalar do CRO-SP. Mestre e Doutor em Terapia Intensiva pela Sociedade Brasileira de Terapia Intensiva. Cirurgião Dentista nas Utis do Hospital São Paulo.

 

LINUS PAULING FASCINA
Hospital Sepaco

Mestre em Pediatria/ Terapia Intensiva pela Unifesp-EPM, doutor em administração de esmpresas pela FGV-EAESP.

 

MARA MÁRCIA MACHADO
Instituto Qualisa de Gestão

Chief Technical Officer da maior instituição acreditadora em saúde do país, o IQG e da Accreditation Canada no Brasil. Graduada em Enfermagem, com especialização em Saúde Pública, MBA Pleno em Administração de Empresas, pós-graduada em Administração Hospitalar e em Auditoria em Saúde. Responsável Técnica no Brasil pelo “IHI Open School” do Institute for Healthcare Improvement (IHI – EUA) e do Programa Brasileiro de Segurança do Paciente. Membro do Comitê Internacional da Accreditation Canada, é Responsável Técnica pela Implementação do Sistema Canadense de Acreditação em Saúde no Brasil.


MARCELO CALDEIRA PEDROSO
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP)

Professor associado do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). É livre-docente e pós-doutor pelo Departamento de Administração da FEA-USP. É doutor em ciências pelo Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina (USP). É doutor, mestre e graduado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica (USP). Possui experiência executiva anterior em serviços de consultoria (Deloitte, Ernst&Young Consulting, IBM, i2 Technologies, KPMG Consulting/ BearingPoint, TerraForum) e saúde (Grupo Fleury).


MARCELO GRATÃO
FEHOESP / SINDHOSP

Administrador de empresas, contador e advogado, com ampla experiência em saúde suplementar e mercado financeiro, MBA em Gestão Estratégica de Negócios, Qualidade na Saúde e Administração Hospitalar, CEO da FEHOESP, SINDHOSP e IEPAS. 


MARIA CAROLINA DE TOLEDO SIVIERI MORENO

Professora da Graduação – Curso Medicina – Universidade Nove de Julho, campus Guarulhos, de setembro de 2017 até o momento. Diretora de Planejamento e Regulação da Secretaria Municipal de Saúde de Guarulhos, de Maio de 2017 até Dezembro de 2017. Foi superintendente da Organização Nacional de Acreditação (ONA), Felow da  International Society for Quality in Health Care (ISQua), Avaliadora da International Society for Quality in Health Care (ISQua). Graduada em Medicina com especilização em Ginecologia e Obstetrícia, Mestre em Saúde Coletiva pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e Especialização em Administração Hospitalar e Serviços de Saúde pela EAESP - FGV.


MARIA D’ INNOCENZO

Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (EPE-UNIFESP)

Graduação em Enfermagem pela Faculdade Adventista de Enfermagem (1976), mestrado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - SP (1994) e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo (2001). Atualmente é Docente do Programa de Pós-Graduação da Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Administração Aplicada à Enfermagem, tanto em hospitais públicos como privados. Orientadora credenciada na UNIFESP e CAPES atua principalmente nos seguintes temas: enfermagem, administração em enfermagem, indicadores de qualidade em saúde e enfermagem, gerenciamento e avaliação de qualidade em serviços de saúde e enfermagem. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação de Qualidade em Serviços de Saúde e Enfermagem GEPAV-SE e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração e Gerenciamento - GEPAG, ambos da UNIFESP. Presidente da Associação Brasileira de Enfermagem - Seção São Paulo - Gestão 1992-1994 e1995 a 1998.

 

MARIA EULÁLIA LESSA DO VALLE DALLORA
Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

Doutora em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto USP (2010). Mestre em Saúde na Comunidade pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto USP (2007). Graduada em Estatistica pela Universidade Federal de São Carlos (1980). MBA em Gestão em Saúde pela Fundação Getúlio Vargas. MBA em Gestão Hospitalar pelo IAHCS Instituto de Administração Hospitalar e Ciências da Saúde - RS. Atua como Diretora da Assessoria Técnica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto USP. Docente do Mestrado Profissional em Gestão de Organizações de Saúde da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto USP. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, Qualidade em Saúde, Gestão em Saúde e Gestão Hospitalar.

 

MARIA MANUELA PINTO CARNEIRO ALVES DOS SANTOS
Consórcio Brasileiro de Acreditação – CBA

 Superintendente de Acreditação do Consórcio Brasileiro de Acreditação - 1998;  Professora Adjunta do Instituto de Saúde da Comunidade da Universidade Federal Fluminense – 1977 – 2010; Presidente da Fundação Ary Frauzino - 1992; Secretária de Estado de Saúde – 1990 -1991; Subsecretária de Estado de Saúde para a Municipalização – 1987 - 1990/RJ; Diretora do Departamento de Integração de Serviços de Saúde da Direção Geral do INAMPS – 1986 -1987; Coordenadora de Serviços de Saúde da Direção Geral do INAMPS – 1985 -1986; Chefe de Gabinete da Superintendência do INAMPS no Rio de Janeiro – 1983 - 1985; Primeira Secretária Executiva do Projeto Niterói – 1982-1983; Chefe da Unidade Municipal de Saúde da Ilha da Conceição em Niterói – 1977 -
1982.


MARILIA CRISTINA PRADO LOUVISON
Associação Brasileira de Pós-graduação em Saúde Coletiva - ABRASCO

Medica sanitarista, professora doutora da Faculdade de Saude Publica da USP, Presidente da Associação Paulista de Saude Publica e membro do Conselho da ABRASCO.​

 

MÁRIO SCHEFFER
Faculdade de Medicina da USP

Professor do Departamento de Medicina Preventiva da faculdade de Medicina da USP.


MARIZÉLIA LEÃO MOREIRA
Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS
Diretoria de Desenvolvimento Setorial – Gerência Executiva de Padronização e Interoperabilidade 

Graduada em Ciências Sociais pela UNESP. Doutorado em Medicina Preventiva pela Faculdade de Medicina da USP. Mestre em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública com Especialização em Regulação em Saúde Suplementar pela Fundação Getulio Vargas/RJ. Gerente da Gerência Executiva de Padronização e Interoperabilidade e Coordenadora do Comitê de Padronização das Informações da Saúde Suplementar (COPISS) da Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS.

 

MARTA MARIA MELLEIRO
Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo – EE-USP

Professora Associada do Departamento de Orientação Profissional da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo.


MOHAMED PARRINI
Hospital Moinhos de Vento 

Economista com educação executiva pela Harvard Business School, Especialista em Logística, além de ser Mestre e Doutorando em Filosofia.  Atualmente é Superintendente Executivo do Hospital Moinhos de Vento, foi Diretor para a América Latina da Rede Hoteleira Starwood & Sheraton Hotels, com passagem também pela empresa de consultoria Arthur Andersen S/C.

 

PUBENZA LÓPEZ CASTELLANOS
Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês

Médica, executiva do setor saúde, com especialização em Gestão de Serviços e Sistemas de Saúde, em Gestão da Qualidade de Serviços de Saúde e mestrado em Administração de Empresas com 12 anos de experiência em assessoria técnica de serviços hospitalares e de coordenação de sistemas de saúde, no setor público e hospitais universitários. Atuando como Diretora de unidade hospitalar gerenciada pelo Instituto de Responsabilidade Social Sírio Libanês. 


SHEYLA MARIA LEMOS LIMA
Escola Nacional de Saúde Pública – ENSP/Fiocruz
Departamento de Administração e Planejamento em Saúde - DAPS

Possui graduação em medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978), mestrado em Administração pela Fundação Getulio Vargas - RJ (1994) e doutorado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Públic /FIOCRUZ(2009). Atualmente é tecnologista de saúde pública da Fundação Oswaldo Cruz. Tem experiência na área de Saúde Coletiva atuando nos seguintes campos: teorias organizacionais, arranjos contratuais/contratualização, gestão hospitalar, saúde suplementar/operadoras de planos de saúde, hospitais filantrópicos, diretrizes clínicas. 


SOLANGE AMORA ALIANDRO
Conselho Regional de Administração - CRA
Grupo de Excelência de Administração de Saúde

Administradora de Empresas e especialista em Administração Hospitalar pela FGV, Professora de cursos de pos graduação em Gestão de Saude na matéria Qualidade e Segurança do Paciente, Consultora de Gestão de Sistema de Qualidade em Saúde, Atualmente Assistente Técnica de Saúde do IAMSPE. Na Secretaria de Estado da Saúde (até 2013) foi assessora Hospitalar do Gabinete do Secretario, Diretora Administrativa da Coordenação da Região Metropolitana e de Hospitais do Estado.

 

VERA LÚCIA PEIXOTO SANTO MENDES
Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia - UFBA

Advogada e Sanitarista. Doutora e Mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia. Pesquisadora vinculada à FAPESB. Professora dos cursos de graduação e pós-graduação em Administração da Universidade Federal da Bahia. Coordenadora do Grupo de Pesquisa OBSERVAPOLÍTICAS e da Rede de Inovação e Aprendizagem em Gestão Hospitalar. Coordenadora do curso de  Especialização em Gestão em Serviços de Saúde.


VICTOR GRABOIS
Proqualis/Fundação Oswaldo Cruz

Possui Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Mestrado pelo Instituto de Medicina Social da UERJ. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase na Gestão Hospitalar. Especializou-se em Gestão Hospitalar pela École Nationale de Santé Publique, da França. Dirigiu instituições hospitalares federais de médio e grande porte no Rio de Janeiro entre 1994 e 2004. Atualmente trabalha na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz, lotado na Escola de Governo em Saúde. Participa como coordenador e técnico de projetos da ENSP, relativos à cooperação técnica com outras instituições de saúde. Atua também como docente em cursos de especialização em gestão hospitalar, gestão em saúde e saúde coletiva desde 2002, na Fiocruz. Coordenador-Executivo do Centro Colaborador para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (Proqualis/Icict/Fiocruz) a partir de abril de 2010. Representante suplente da Fiocruz no Comitê de Implementação do Programa Nacional de Segurança do Paciente. Doutorando do Programa de Saúde Pública da ENSP/Fiocruz. 

 

WILSON REZENDE DA SILVA
Centro de Estudos em Planejamento e Gestão de Saúde da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas de São Paulo – FGV/EAESP – GVsaúde

Mestre em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas, Economista pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Sua experiência profissional inclui os cargos de diretor de Finanças e de diretor Comercial de empresas publicas e privadas.  Consultor da FGV Projetos na área de Gestão Estratégica, Coordenador Acadêmico do FGV in Company e Pesquisador Associado do GVsaúde. Autor de livro e artigos sobre Planejamento Estratégico e Gestão. Consultor de hospitais públicos e privados, de operadoras de plano de saúde e secretarias de saúde.


ZENEWTON ANDRÉ DA SILVA GAMA
Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduado em Fisioterapia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (Brasil), Mestre em Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde pela Universidad de Murcia (Espanha) e Doutor pela Universidad de Murcia (Espanha). É professor adjunto do Departamento de Saúde Coletiva da UFRN e ensina na graduação aos cursos de Gestão em Sistemas e Serviços de Saúde e de Medicina. Na pós-graduação, atua como orientador e coordenador do Mestrado Profissional Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde (Mestrado QualiSaúde) e orientador do Mestrado e do Doutorado em Saúde Coletiva (PPGSCol). Tem experiência em assistência clínica ambulatorial e hospitalar e, na área da Saúde Coletiva, nas subáreas da Gestão em Saúde e Epidemiologia. Atua principalmente no tema da Melhoria da Qualidade em Serviços de Saúde, Segurança do Paciente, Avaliação de Programas e Serviços e Bioestatística. Coordena o grupo de pesquisa do CNPq-UFRN Melhoria da Qualidade em Serviços de Saúde (QualiSaúde), que atua em rede com o grupo CalidadSalud na Espanha (Universidad de Murcia) e no México (Instituto Nacional de Salud Pública).

 

APOIO INSTITUCIONAL

 

 
Usina da Criação